Papiloscopista PF 2012–Questão 49

4 Jun

(49. Polícia Federal 2012 – Cespe) Com relação a estatística, julgue o item seguinte.

Considere que, com base em um levantamento amostral, um pesquisador tenha observado que determinada medida antropométrica dos indivíduos de um grupo A é, em média, igual ao dobro dessa mesma medida em indivíduos do grupo B, e que, com base nessa observação, o pesquisador tenha concluído que essa mesma relação deve ocorrer na população. Com base nessas informações, é correto afirmar que o pesquisador não seguiu os princípios essenciais para a elaboração de inferências estatísticas, pois a simples avaliação visual (ou descritiva) da diferença entre médias de grupos pode não refletir o comportamento populacional, já que há outros aspectos relevantes para a análise, como o tamanho da amostra e a variabilidade das medidas dentro de cada grupo de indivíduos

Comentários

Para fazer qualquer inferência, primeiro precisamos saber como foram obtidas as amostras (se são aleatórias simples, por exemplo). Precisamos saber exatamente qual a população amostrada, para saber exatamente qual a população alvo da inferência.

É importante também saber o comportamento da distribuição amostral da grandeza em estudo (aproximadamente normal, binomial, t-student, etc). É aproximando tal comportamento segundo uma distribuição de probabilidades determinada que podemos testar hipóteses e estabelecer intervalos de confiança.

Os tamanhos das amostras e as variabilidades das observações também são relevantes. Exemplificando, em caso de amostras muito pequenas, ou de valores muito dispersos, pequenas diferenças entre as estatísticas amostrais para “A” e para “B” podem não ser significativas.

Enfim, faltam muitos dados para sabermos que inferência é possível (se é que alguma inferência é possível). Simplesmente pegar um resultado amostral e generalizar isso para a população não é correto.

Leave a Reply