TCE Paraná 2012

8 Jun

Hoje trago uma interessante questão da FCC, do concurso do Tribunal de Contas do Paraná, realizado em 2012.

Infelizmente, minha solução não “bateu” com o gabarito indicado pela banca. Então peço que, se alguém encontrar algum erro, por favor me avise.

Segue enunciado:

Quando faziam uma excursão pela Serra do Mar, quatro amigos perderam-se e, tarde da noite, depararam-se com uma ponte de corda que, a cada travessia, só suportava o peso de, no máximo, duas pessoas. Além disso, dada a escuridão que se apresentava no momento, fez-se necessário, a cada travessia, usar o único lampião que dispunham, para que fosse minimizado o risco a que seriam submetidos. Supondo-se que, por travessia, Alice gaste 6 minutos, Bráulio gaste 8 minutos, Canuto gaste 12 minutos e Dalila gaste 15 minutos, então, o menor tempo que seria gasto até que todos atravessassem tal ponte é:

a) 55 minutos.
b) 53 minutos.
c) 50 minutos.
d) 45 minutos.
e) 42 minutos.

Resolução:

O método que acredito que minimize o tempo é o seguinte.

Primeiro atravessamos Alice e Bráulio, gastando com isso 8 minutos. Isso porque Bráulio é o mais lento, então ele acaba atrasando Alice, pois eles têm que dividir a lanterna.

Até agora já gastamos:

8 minutos

Nesse instante, Bráulio e Alice já atravessaram. Canuto e Dalila não.

Em seguida Alice volta com a lanterna, gastando mais 6 minutos. Até agora já temos:

8 + 6 = 14 minutos

Nesse instante, só Bráulio já está do lado de lá da ponte (pois Alice teve que retornar).

Alice entrega a lanterna para Canuto e Dalila, que atravessam juntos. Eles gastam 15 minutos na travessia (pois Dalila é a mais lenta, ela determina a velocidade de travessia). Assim, até agora, o tempo gasto é de:

14 + 15 = 29

Nesse instante, Bráulio, Canuto e Dalila já estão do lado de lá da ponte. Bráulio então pega a lanterna e retorna para buscar Alice. Gasta 8 minutos nessa travessia:

29 + 8 = 37

Finalmente, Bráulio e Alice atravessam juntos, gastando mais 8 minutos:

37 + 8 = 45

Desse modo, eu marcaria letra “D”. A resposta foi “B”.

One thought on “TCE Paraná 2012

  1. Acredito que a solução da banca tenha sido em utilizar a Alice que volta mais rápido para levar todos até o outro lado o que daria 53 minutos – > 8 + 12 + 15 para levar cada um e 3 voltas gastando 18 minutos, mas gostei mais da sua resposta e penso que esta questao deveria ser anulada.

Leave a Reply