Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento

28 Jan

Olá pessoal!

Tenho recebido mensagens perguntando sobre o assunto “Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento.”

Trata-se de um assunto presente em editais do Cespe, e que será cobrado novamente agora no concurso da Caixa Econômica Federal.

Fiz então este vídeo abaixo, mostrando os principais tipos de questão. Evidentemente, o objetivo não é esgotar o assunto, apenas mostrar o que é mais comumente cobrado em provas.

Aproveitando a deixa, elaborei um curso completo de matemática financeira, disponível no Tec Concursos. O material começa em porcentagem, passa por juros e descontos, equivalência de capitais, rendas, amortizações, entre vários outros temas, indo até análise de investimentos. O material teórico é acompanhado de mais de 800 questões comentadas. Para conhecer, clique aqui.

Sem mais delongas, vamos ao vídeo de hoje:

 

6 thoughts on “Cálculo financeiro – custo real efetivo de operações de financiamento, empréstimo e investimento

  1. Se eu aplico (empresto) para o banco, EX: CDB/RDB , Poupança , eu recebo juros simples.

    Se o banco empresta para a gente, CDC, Crédito Rotativo, Empréstimos ao Cliente, o banco cobra Juros Compostos.

  2. Olá professor, ótima aula, estava com dúvida nesse assunto mesmo, e me esclarecestes muito bem, porém me deixou com uma outra dúvida. Como faço para saber em questões como essa última do vídeo que realizou, se é composta ou simples, pois a formula do montante utilizada na última questão foi a de juros compostos. Procurei por alguma "pista" no enunciado mas não obtive êxito. Desde já, muito agradecido pelas explicações.

  3. Olá

    No sistema francês as parcelas são todas iguais entre si (P1 = P2 = P3 =… = P23)

    O cálculo varia caso a caso. A situação típica, presente em 90% das questões, é a da série postecipada. Neste caso, multiplicando o valor da parcela P pelo fator de valor atual "a", obtemos o valor financiado (A).

    Pa = A

    A prova vai – ou te dar o fator de valor atual (a), por meio de uma tabela financeira (a Esaf e a FCC sempre fazem isso) – ou te dar informações para que você mesmo calcule. Neste segundo caso, vc precisa ter gravado a fórmula (o Cespe sempre faz isso)

  4. Olá professor, estava assistindo alguns videos de matemática no youtube e acabei encontrando um dos seus, gostei muito de suas explicações e gostaria de lhe fazer uma pergunta. Como é que eu faço pra calcular o valor da parcela 23 ou outra qualquer no sistema de amortização francês SAF? A banca
    disponibiliza alguma tabela pra se fazer o calculo ou tem alguma regra?

  5. Olá professor, estava assistindo alguns videos de matemática e acabei encontrando um dos seus, gostei muito de suas explicações e gostaria de lhe fazer uma pergunta. Como é que eu faço pra calcular o valor da parcela 23 ou outra qualquer no sistema de amortização francês SAF? A banca
    disponibiliza alguma tabela pra se fazer o calculo ou tem alguma regra?

Leave a Reply