Recursos para o ISS Osasco

17 Sep

Olá pessoal, no post de hoje trago recursos para o ISS Osasco.


Olá pessoal!

Hoje trago dois recursos para a prova do ISS Osasco.

21) Considere a rede mostrada na figura abaixo, composta por 10 pontos e 19 linhas.

clip_image001

Para que o número de linhas que atinge cada ponto seja par, é necessário que seja(m) removida(s), no mínimo:

(A) 1 linha;

(B) 2 linhas;

(C) 3 linhas;

(D) 4 linhas;

(E) 5 linhas.

Gabarito da banca: B

Solicitação: alteração de gabarito

Inicialmente, observe-se que quase todos os pontos já satisfazem à exigência do enunciado, ou seja, são atingidos por um número par de linhas. No caso, oito dos pontos são atingidos por quatro linhas cada um.

As únicas exceções são os pontos em vermelho abaixo:

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Cada um deles é atingido por 3 linhas, número ímpar. Assim, de início, precisamos remover uma linha que chega a cada um desses pontos, totalizando 2 linhas, o que nos leva ao gabarito da banca.

Exemplo:

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Desta maneira, os pontos vermelhos agora satisfazem ao enunciado.

O problema é que, ao fazer isso, os pontos em verde deixam de atender ao enunciado, pois agora são atingidos por 3 linhas, número ímpar.

Com isso, é preciso ainda remover uma terceira linha, assim:

clip_image004

Agora conseguimos que todas os pontos fossem atingidos por um número par de linhas.

Portanto, foi preciso retirar no mínimo três linhas para que todos os pontos fossem atingidos por uma quantidade par de linhas.

Solicita-se troca de gabarito para a letra C.

Observação: caso no formulário do recurso não seja possível colocar figuras, precisamos alterar a redação. Segue nova sugestão:

A figura é composta por dez pontos, divididos em dois grupos de cinco pontos cada – um grupo na extremidade esquerda da figura, outro na extremidade direita da figura.

Em cada grupo temos: quatro pontos formando o contorno de um losango, e um ponto central.

No primeiro grupo, há um único ponto que não atende ao enunciado, ou seja, que é atingido por uma quantidade ímpar de linhas. Trata-se do ponto à direita do ponto central. Vamos chama-lo de ponto A.

No segundo grupo, há um segundo ponto que não atende ao enunciado, ou seja, que é atingido por uma quantidade ímpar de linhas. Trata-se do ponto à esquerda do ponto central. Vamos chama-lo de ponto B.

Como “A” e “B” não são conectados por linhas, será preciso remover uma linha que chega até “A” e outra que chega até “B”, para que ambos passem a ser atingidos por uma quantidade par de linhas.

Deste modo, até aqui, já removemos duas linhas.

O problema é que, ao fazer isso, deixamos dois novos pontos sendo atingidos por uma quantidade ímpar de linhas. Digamos que tais pontos sejam C e D.

Portanto, remover apenas duas linhas não é suficiente. É preciso, no mínimo, remover mais uma linha, aquela que liga C e D, para que agora também C e D possam voltar a ser atingidos por uma quantidade par de linhas.


25) Considere o cartaz que é mostrado abaixo.

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Se você, na frente de um espelho, segurar esse cartaz e virá-lo de cabeça para baixo, a imagem refletida será:

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Gabarito da banca: E

Solicitação: Troca de gabarito.

Quando você fica de frente para um espelho, a sua mão esquerda passa a ser a mão direita da imagem do espelho, e vice-versa. Ou seja, um espelho troca lados esquerdo e direito.

Observem que a figura inicial tem um triângulo na extremidade superior esquerda. Ao girarmos essa figura, virando o cartaz de cabeça para baixo, esse triângulo vai para a extremidade inferior direita.

Finamente, ao colocarmos o cartaz em frente ao espelho, há a troca de lados esquerda/direita, e o triângulo vai para a extremidade inferior esquerda. Isso nos deixa entre as letras A e B.

A diferença entre as duas alternativas está na seta curva.

Na figura inicial, ela aponta para o sentido horário. Ao girarmos o cartaz de cabeça para baixo, isso não muda – ela continuará apontando para o sentido horário.

Ao colocarmos o cartaz na frente do espelho, ela inverte, e passa a apontar no sentido anti-horário. O que nos leva à alternativa “A”.

Portanto, solicita-se troca de gabarito para a letra “A”.

Caso o formulário permita a inclusão de figuras, segue imagem representando o passo a passo:

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Em (1) temos o cartaz original.

Em (2) viramos de cabeça para baixo.

Em (3) temos a imagem do espelho.

8 thoughts on “Recursos para o ISS Osasco

  1. Oi Vânia, resolvi fazer aqui também 😉 Desenhei no caderno e fui para o espelho. Continuei achando letra A.

  2. Professor, eu fiz o cartaz e fui na frente do espelho e girei ele de ponta-cabeça.Também cheguei ao gabarito E….rs

  3. Aliás, a ordem não importa… Mas quando vc vira de cabeça pra baixo é q vc comete um erro, pois vc além de virar de cabeça pra baixo, também gira a figura…

  4. Vc inverteu a ordem dos procedimentos. Na questão do espelho, primeiro se coloca de frente ao espelho e depois que vira de cabeça pra baixo. Assim, o gabarito correto é realmente a letra E.

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