Prova do INPI 2012–Parte 2

2 Dec

Oi pessoal!

Eu havia esquecido que o concurso do INPI era esse final de semana agora. Vou agilizar os comentários da última prova, mas terá que ser um esquema de “comentário a jato”, porque essa semana estou de mudança, então estou com pouquíssimo tempo disponível.

Vamos lá! Parte 2 da prova.

Considerando a proposição P: Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, quando você toma uma decisão, o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores, julgue os próximos itens a respeito de proposições logicamente equivalente.

57 A proposição P é logicamente equivalente a: Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão, então o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores.

Resolução:

A: cada um busca o melhor para si

B: você toma uma decisão

C: o resultado da escolha depende da reação dos outros jogadores

A proposição P fica:

clip_image002

O exercício nos disse que isso é equivalente a:

clip_image004

De fato, as duas proposições são equivalentes. Se você montar as duas tabelas verdade, verá que são iguais.

Outra opção é usar equivalências lógicas:

clip_image006

clip_image008

clip_image010

clip_image012

clip_image014

ITEM CERTO

58 A negação da proposição “cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão” é logicamente equivalente a “cada um busca o pior para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo ou você não toma uma decisão”.

Resolução

Aplicação direta da lei de Morgan. Temos que negar cada parcela e trocar o conectivo por “ou”.

A banca errou ao negar a primeira parcela. A negação de “cada um busca o melhor para si” seria “existe alguém que não busca o melhor para si”.

Em vez disso a banca escreveu “cada um busca o pior para si”.

ITEM ERRADO.

59 A proposição P é logicamente equivalente a “ninguém busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo ou você não toma uma decisão e o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores”.

Resolução:

A proposição original é:

clip_image002[1]

No item 59, tentamos substituir esse condicional por uma disjunção. Nesse ponto, a equivalência lógica nos manda negar a primeira parcela (antecedente) e manter a segunda (consequente):

clip_image016

Ou seja, deveríamos ter a negação de “A”, que é o antecedente.

Lembrando que A assume a forma de uma universal afirmativa. Algo como “Todo alfa é beta”. Isto porque afirma-se que todo elemento busca o melhor para si.

Para negar isso, temos que usar a existencial negativa: existe algum alfa que não é beta. Ou ainda, existe alguém que não busca o melhor para si.

A questão, em vez disso, partiu para a universal negativa: nenhum alfa é beta. Em outras palavras: ninguém busca o melhor para si.

Só com isso já marcamos item ERRADO.

60 A proposição P é logicamente equivalente a “se sua escolha não depende da reação dos outros jogadores, então cada um busca o pior para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo ou você não toma uma decisão”.

Resolução:

A questão tentou trabalhar a equivalência entre condicionais (clip_image018

De novo, errou ao tentar dizer que a negação de “buscar o melhor para si” é “buscar o pior para si”. Só com essa análise já marcamos ITEM ERRADO.

61 A negação da proposição P é logicamente equivalente a “cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão ou o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores”.

Proposição original:

clip_image002[2]

Que é equivalente a:

clip_image008[1]

Agora fazemos a negação disso, usando a lei de Morgan:

clip_image020

O item 61 errou ao usar a disjunção no lugar da conjunção, vejam:

“cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo e você toma uma decisão ou e o resultado de sua escolha não depende da reação dos outros jogadores”.

62 Se é falsa a proposição “cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo”, então é verdadeira a proposição P independentemente do valor lógico de suas demais proposições simples constituintes.

Resolução:

Perfeito! Lembrem-se de que a proposição A é nosso antecedente. Se o antecedente é falso, a proposição composta é verdadeira, independente do valor lógico do consequente.

ITEM CERTO

9 thoughts on “Prova do INPI 2012–Parte 2

  1. Qdo li não soube como classificar a proposição "quando vc toma uma decisão" pq para mim não daria para ter "se então então" na frase. Pensei no português tb para achar isso…. Depois pensei em colocar o conectivo "e" para essa proposição e por fim acho que fiz sem essa proposição e acabei sem querer acertando o item 57….

  2. Professor, revendo meus erros aqui fiquei um pouco em dúvida sobre como interpretar corretamente um enunciado como esse "Considerando a proposição P: Se cada um busca o melhor para si em uma complexa relação de interdependência de estratégias similar a um jogo, quando você toma uma decisão, o resultado de sua escolha depende da reação dos outros jogadores".
    Digo isso pq não havia "traduzido" para Se A então (B então C), como vc fez. Minha grande dúvida foi em relação ao trecho "…, quando você toma uma decisão". Alguma dica para me dar?

  3. Claro, vou comentar sim, é que essa semana tá uma loucura aqui, estou organizando minha mudança. Pretendo comentar hoje de noite, mas vai ser no mesmo esquema, comentário mais direto ao ponto, porque o tempo está curto. Abraços

  4. Obrigada! 🙂
    Vc tb comentará as questões 65 a 70? Seria de grande ajuda, assim como essas da parte 1 a 3 já foram!

  5. Na questão 58, não seria para negar o quantificador "cada um" não? A meu ver a negação correta seria "existe um que não busca o melhor para si". Onde estou errando?

Leave a Reply