Recurso ISS São José do Rio Preto

23 Dec

Quase natal e de presente estamos aqui com um recurso de Matemática Financeira para o concurso do ISS de SJ do Rio Preto.

Segue questão:

Uma pessoa detentora de uma nota promissória com valor nominal de 2.000,00, diante de dificuldades financeiras, decide descontar a nota 4 meses antes do seu vencimento, recebendo por ela o valor atual de 1.000,00.

As taxas de desconto simples racional (“por dentro”) e comercial (“por fora”) são de, respectivamente,

(A) 100% e 50%
(B) 50% e 25%
(C) 25% e 12,5%
(D) 12,5% e 6,25%
(E) 6,25% e 3,125%

Solicita-se anulação da questão, devido à falta de indicação do período da taxa.

Para cálculo da taxa de juros ou de descontos é estritamente necessário que se informe qual o período desejado. A própria banca deixa isso claro, eis que em todas as demais questões da mesma prova fez questão de explicitamente indicar o período da taxa. A título de exemplo, na questão 21 trabalha-se com taxas semestrais, na questão 22 trabalha-se com uma taxa anual e na questão 24 trabalha-se com uma taxa mensal.

Só a questão 23 foi omissa quanto a este aspecto, e caberia ao candidato ter que adivinhar qual o período correto, algo não compatível com uma prova de concurso.

Se o candidato partisse do pressuposto de que a taxa era diária, chegaria a uma resposta. Se partisse do pressuposto de que a taxa era mensal, chegaria a uma segunda resposta. Se partisse do pressuposto de que a taxa era bimestral, chegaria a uma terceira resposta. E assim por diante.

Poder-se-ia alegar que, entre as periodicidades supracitadas, só a mensal seria uma candidata óbvia, eis que o prazo foi dado em meses. É justamente esta a suposição que leva ao gabarito preliminar da banca, letra C.

No entanto, refuta-se esta argumentação, por dois motivos. Em primeiro lugar, permaneceria o mesmo problema: a necessidade de o candidato supor alguma coisa, ou seja, supor que o período correto é o mensal, o que, repetindo, é incabível numa prova de concurso. Em segundo lugar, no caso de omissão do período da taxa, é praxe se considerar que a questão refere-se ao período global da operação. No caso concreto, seria uma taxa quadrimestral, pois a operação teve quatro meses de duração.

Supondo taxa quadrimestral, tem-se:

(1) No desconto comercial simples:

D = n x i x N

Em que “D” é o desconto (1.000,00), “n” é o número de quadrimestres (1), “i” é a taxa de desconto procurada e “N” é o valor nominal (2.000,00):

1.000 = 1 x i x 2.000

i = 50%

(2) No desconto racional simples:

D = n x i x A

Em que “D” é o desconto (1.000,00), “n” é o número de quadrimestres (1), “i” é a taxa de desconto procurada e “A” é o valor atual (1.000,00):

1.000 = 1 x i x 1.000

i = 100%

O que levaria ao gabarito letra A.

Deste modo, há duas respostas plenamente aceitáveis: a letra “A” e a letra “C”. Tudo depende do que o candidato considerou como prazo da taxa. No primeiro caso considera-se a taxa quadrimestral e no segundo caso considera-se a taxa mensal. Diante da omissão do enunciado, cabe a anulação da questão.

Leave a Reply